top of page
Objetos antigos
Uma série de reportagens sobre pessoas, fatos e memórias no interior do RS

Ouvir e contar histórias. Narrar o que já foi e o que ainda é parte da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Quais são os traços da identidade dos gaúchos e gaúchas que vivem por aqui? São muitos, inesgotáveis. Embora, os temas sejam distintos há caracteristicas em comum entre os personagens protagonistas da série especial produzida pelos alunos de Jornalismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Unijuí. Durante o segundo semestre de 2015, os estudantes foram atrás de pessoas inspiradoras. Em comum, além da delimitação pela região Noroeste do RS, a fé, a dedicação e o trabalho como base para a realização de sonhos.

 

Louise Rakoski conta a história do Bairro Modelo, o bairro mais arborizado de Ijuí, e também, um dos mais afastados do centro da cidade. Na esteira deste assunto, Rafael Keske acompanha o trabalho da associação ecológica Bandeirantes do Verde, que atua no bairro, com idas e vindas, desde sua fundação, em 1976. Além da preocupação ambiental, Ijuí tem o que mostrar quando o assunto é música. Luiza Gomes acompanha o trabalho de bandas de rock autoral na cidade, enquanto Bernardo Baumkart aborda o festival nativista Canto de Luz. Já Fernanda Rebelato busca em colecionadores e museus o hábito de guardar objetos e documentos para preservar a história.

 

E em uma região eminentemente rural, o que acontece com os jovens que não querem ficar no campo? E com os pais, avós, que ficam sós? O tema é abordado por Larissa Dorneles, que viajou até o interior de Pirapó, na localidade de Cinco Bocas.

 

O interior do RS também é cenário de fé. Em Três Passos, Talisson Lange acompanhou o cotidiano de jovens e padres católicos. O catolicismo, aliás, é herança antiga na região. No local onde foram assassinados três padres jesuítas, no auge da projeto das reduções guaraníticas, uma fonte, uma igreja, um templo foram erguidos – eles guardam memórias e são local de expressão da Fé em Caibaté. É a história do Caaró, narrada por Laís Dahmer. E no interior de Entre-Ijuís, Raquel Pedroso Souza resgata a história das ruínas de São João Batista, parte dos Sete Povos das Missões, onde funcionou a primeira fundição de ferro da América Latina, no século XVII. 

 

Santo Ângelo, que também fez parte dos Sete Povos das Missões, hoje é cenário de muitas histórias. Milena Wittekind acompanha a rotina de um grafiteiro, que deixa sua arte em prédios da cidade. Prédios que se tornaram atrações turística, por sua vez, compõem o  tema da reportagem de Nataline Nervis. E o benzimento, prática ritualística que está quase se extinguindo, é o tema da reportagem de Greice de Moura.

 

Já em Santa Rosa Robson Girardon aborda a dinâmica de produção e comercialização da erva-mate, ingrediente fundamental para o preparo do chimarrão, bebida tradicional dos gaúchos. E também em Santa Rosa, Anderson Bauer acompanha o cotidiano, ensaios e apresentações da única banda de hardore da cidade, Veloz.

 

O trabalho também é uma característica marcante da região e de personagens que inspiraram estas histórias. Em São Luiz Gonzaga, Kelvin Morais conta a trajetória de uma voz potente, que hoje fala pelas ondas de rádios da capital: o radialista José Aldo Pinheiro. Em Ijuí, Valdenir Marques relembra uma profissão que hoje é cada vez menos usual: a de sapateiro. As tecnologias e novas dinâmicas do mercado afetaram também outras profissões, que já viveram tempos de glória. Em Entre-Ijuís, Paola Guimarães acompanha a rotina de uma costureira, enquanto Bruno Gonçalves compartilha as memórias emocionantes de uma profissão e de uma região, a partir da história de seu avô, um ferreiro.

 

As peculiaridades dos gaúchos são motivo de orgulho e o resultado das aventuras vivenciadas pelos alunos de Jornalismo da Unijuí está estampado aqui, neste site. São áudios, vídeos, fotografias e textos que retratam a riqueza de coisas e gente da terra. Viaje nestas histórias incríveis! Navegue no mapa ou pelo menu de reportagens, clicando aqui

A equipe por trás da série
Recomendamos

Coisas e gente da terra é uma série produzida por estudantes de jornalismo da Unijuí. Leia mais. 

bottom of page